Teutônia Ciclismo

Ítens obrigatórios

São ítens obrigatórios e indispensáveis em qualquer evento de longa distância organizado pelo clube Teutônia Ciclismo. A falta de qualquer um destes ítens na vistoria (funcionando!) ou a não utilização durante o evento resultará na desclassificação imediata do ciclista.

Este é um ponto primordial para a segurança dos ciclistas que trafegam em estradas e vias públicas e estão sujeitos às condições impostas pelo horário e pelo clima. A utilização destes itens pode fazer a diferença entre um ciclista brevetado e um ciclista acidentado.

A iluminação deverá estar fixada na bicicleta, em ponto visível e sem obstruções (bagageiros/alforjes/bolsas de selim). Quanto aos modelos de faróis e lanternas, estes devem ser funcionais e não decorativos; devem atender simultaneamente as necessidades do ciclista em “ver” e “ser visto”. Iluminação traseira deve obrigatoriamente ser vermelha, iluminação frontal deve ser branca.

Não serão aceitos em hipótese nenhuma equipamento para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um pequeno led. Este tipo de equipamento quando utilizado sozinho como forma de iluminação, põe em risco a segurança do ciclista, pois sua visibilidade é mínima. Somente poderá ser utilizado como complemento.

Não economize na sua segurança! Adquira equipamentos que efetivamente façam com que você seja visto pelos motoristas e também com que você enxergue o caminho à frente. Utilize coletes que sejam realmente reflexivos e um capacete que proteja sua cabeça.

Além dos equipamentos obrigatórios, recomendamos também:

» Roupas claras e coloridas
» Óculos de proteção com duas lentes (clara e escura)
» Luvas
» Protetor solar
» Capa de chuva e/ou corta-vento
» Ferramentas
» Baterias extras
» Câmeras de ar extras
» Remendos
» Bomba de ar
» Celular

Lembre-se: é um evento de longa distância não-competitivo. O importante é ser auto-suficiente.